Tempo Pascal
Segundo Santo Atanásio, o Tempo Pascal deve ser celebrado como um “grande domingo”, ou seja, um domingo com duração de cinquenta dias, e o Domingo da Páscoa, segundo Santo Agostinho, deve ser considerado e celebrado como o “Domingo dos domingos”.
Este período é caracterizado pela cor branca, pelo canto do Aleluia, músicas alegres, a presença do Círio Pascal, que deve ser enfeito, colocado em local de destaque e permanecer aceso em todas as celebrações até o Domingo de Pentecostes para expressar a vivência do mistério pascal.
Já as leituras da Santa Missa convidam os fieis a reviverem a ressurreição de Cristo, a aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos, a ascensão do Filho de Deus aos Céus e o envio do Espírito Santo à Igreja, cinquenta dias após a ressurreição de Cristo.
Celebração da Oitava de Páscoa
Neste dia também será celebrado o Domingo da Divina Misericórdia. Um dia dedicado a salvar almas, a aproximar os fieis de Deus e a reforçar a crença na Misericórdia do Senhor.
Aleluia! O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!”
(Lc 24,34; At 3,14-15)
(Fonte: Arquidiocese de Brasília, Acesso: https://arqbrasilia.com.br/tempo-pascal-periodo-de-vivenciar-com-alegria-a-graca-da-ressurreicao-de-cristo/#:~:text=O%20Tempo%20Pascal%20%C3%A9%20um,a%20descida%20do%20Esp%C3%ADrito%20Santo., Em: 28 de abril de 2022)