Em 30 de Março de 2011, o Grupo de Mães da Paróquia São Camilo de Lélis, em Mata da Praia, Vitoria (ES), surgiu da necessidade de mães jovens, bem sucedidas em suas carreiras e casadas, mas que sentiam que faltava algo em sua vida. O grupo começou pequeno, com cerca de vinte mães, sem formação religiosa, mas vindas de famílias católicas, que se reuniam uma vez por semana para orar pelos seus filhos.
Tudo começou quando Vanessa comprou um livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora”, e solicitou a sua mãe que começassem a rezar em família pelos filhos. Porém, num jantar de amigas compartilhou seu desejo, a Aline disse que gostaria de participar e se encarregou de chamar as primeiras mães. Assim surgiu o grupo, apenas poucas mães e sem experiência, mas com apenas um vontade muito grande de interceder pelos seus filhos.
A demanda inicial era buscar ajuda e orientação para a educação religiosa dos filhos diante contexto atual e aprender a orar e interceder por eles, era apenas o desejo de aprender a orar pelos seus filhos. As mães então iniciaram uma caminhada, sem ainda compreender a vocação espiritual de mãe, mas ao se aprofundarem encontram Jesus e compartilhando estas experiências de evangelização de forma simples e direta
E este grupo tem se reunido na Paróquia e em nome de Jesus e por isso tem testemunhado a vitória e a fidelidade de Deus na vida pessoal, familiar, escolar e educacional de seus filhos e maridos.
O projeto teve resultados imediatos, e assim, o número de mães começou aumentar gradativamente, como também as graças recebidas e compartilhadas. O amadurecimento da fé, a evangelização de forma simples e direta se tornou forte na vida dessas mães. Assim, além de aprender a orar e o que pedir a Deus, o grupo também se tornou solidário, espalhando e compartilhando experiências de forma missionária.
Sem saber, conscientemente, as mães cumpriam a tarefa original de fazer tudo em grupo, potencializando aquilo que é simples, mas quando feito junto concentra a essência da energia, fazendo isso se plurificar.
Logo o Grupo de Mães da paróquia de Maruipe e depois o grupo da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se uniram ao grupo fundador e juntos foram adaptando a metodologia proposta neste manual.
No Kairós do Dia das Mães foi lançado o livro pela Canção Nova, Mães que oram pelos filhos- Tudo pode ser mudado pela força da oração. Com o alcance deste canal de televisão e do livro, os grupos nasceram em varias cidades.
Em dezembro de 2014, o grupo de mães passou a ser um Movimento reconhecido pela Arquidiocese de Vitória/ES, tendo como orientador espiritual Pe. Anderson Gomes, que solicitou a organização do manual e do regimento.
No Encontro O poder da mãe que ora, transmitido para o mundo pela Canção Nova, o movimento ganha corpo e velocidade. A ideia é abraçada por muitas mães com o apoio de seu pároco.
Dia de Reunião/Formação: Terça-feira
Horário: 14h30
Responsável: Edna Matos
Contato: